Logo

A espiritualidade de Schoenstatt

A Aliança de Amor com Nossa Senhora -
Um novo início para minha vida

Um mundo que nos oferece muito mais

O que o homem, no decorrer dos anos, decênios e séculos, não há desenhado, inventado, descoberto? Estamos nos saindo relativamente bem neste mundo.... E apesar disso – existe uma algo de insatisfação e de saudade.
Por que de vez em quando aumenta a tristeza, o medo, ou talvez, simplesmente o tédio? Isto é tudo? É isto tudo o que o mundo pode oferecer à minha vida? Como gostaríamos de encontrar algo novo....

 

Há dentro de nós um desejo insaciável:

Queremos ser aceitos, levados a sério, que nos permitam ser exatamente aquilo que somos. Que simplesmente nos possamos sentir “em casa” no meio deste mundo.
Buscamos regressar à segurança inicial que alguma vez o homem teve em Deus.
Schoenstatt nasceu desta saudade: o homem atual necessita de um verdadeiro lar neste mundo, um lar em Deus.

 

Schoenstatt – um movimento que mudou o mundo

O Padre Kentenich, como Diretor espiritual do casa de estudos em Schoenstatt (Seminário menor dos Palotinos) trouxe um “vento novo” para que os jovens pudessem viver em liberdade interior a disciplina rigorosa da casa. Maria devia ser para eles Mäe e Educadora: Mãe que consola, ajuda e compreender; Mãe que educa e desperta o “homem novo” que há em cada pessoa.
O Padre Kentenich soube conduzir para um objetivo os fortes anelos de liberdade e grandeza: “Sob a proteção de Maria queremos aprender a educar-nos para sermos firmes e livres caracteres sacerdotais!”
Um lar é um lugar onde as pessoas podem reunir-se, conversar e chegar a conhecer-se mutuamente. A pequena Capela em Schoenstatt foi este lugar de encontro para os jovens estudantes. Aqui trocaram experiências; aqui os jovens trouxeram suas contribuições para que Nossa Senhora pudesse transformar a pequena Capela num lugar de graças. Ofereciam a Maria,como um gesto de amor, tudo o que acontecia, tudo o que viviam em seu dia a dia.
Não apenas no tranquilo Vale de Schoenstatt, senão que também em meio à Primeira Guerra mundial, nas trincheiras, durante os bombardeios, os jovens tinham diante de seus olhos grandes ideais. Ofereceram todo o possível para que a pequena Capela se transformasse num lugar onde Nossa Senhora repartisse suas graças, näo apenas para o povo alemão, senão que para todo o mundo.

 

A pequena Capela de graças - o Santuário Original

Hoje esta pequena Capela em Schoenstatt – chamada de Santuário Original – é o ponto central de um Movimento internacional de renovação, e um lugar de peregrinação conhecido mundialmente. Existem aproximadamente 200 Santuários filiais – réplicas do Santuário Original – em todas as partes do mundo, nos 5 continentes. Homens e mulheres do mundo inteiro se confiam a Maria e experimentam:

  • nas incertezas da vida, ela presenteia abrigo e segurança no coração de Deus;
  • quem se confia a ela recebe a ajuda para desdobrar sua personalidade e experimentar o milagre da transformação interior;
  • Maria se faz dependente de nossa ajuda para continuar sua tarefa nesta terra: construir o reino de seu Filho Jesus; um reino de paz, justiça e amor.

 

A união com Maria possui um nome: Aliança de Amor

O Santuário de Schoenstatt é um lugar de bênçãos e de graças para os homens e mulheres de nosso tempo. O que começou em 1914, continua acontencendo hoje nas pessoas que selam uma Aliança de Amor com Nossa Senhora e nela confiam. Na Aliança de Amor Maria se presenteia totalmente a nós.
Aquele que se entrega a si mesmo: sua vida, amor e tristezas, orações e trabalho, sua gratidão e confiança, os êxitos e fracassos, experimenta: não estou sozinho. Junto a mim está uma Mãe forte e compassiva. Posso entregar a ela tudo o que me pertence. Ela me ajuda a dominar (?) minha vida. Ela me conduz a Deus. Posso ajudar-lhe em sua grande tarefa de renovar este mundo.

Também a mim Nossa Senhora pergunta: estou disposto a fazer um novo início com ela?

 

Uma oração que percorre o mundo

Através da pequena Consagração, uma conhecida oração mariana, cada um pode selar "como peregrino" a Aliança de Amor com a Mãe, Rainha e Vencedora três Vezes Admirável de Schoenstatt. Por esta consagração se podem receber as graas que Deus nos quer presentear através de Nossa Senhora no Santuário e assim colaborar com a torrente de graças que flui desse lugar sagrado. Tudo o que acontece na vida diária, no trabalho, nos momentos de diversão, cada oração, cada alegria e sofrimento.... possui um significado profundo quando se transforma em uma resposta concreta à Aliança de Amor com Maria.

Oração da Aliança de Amor:
Ó minha Senhora, ó minha Mãe, eu me ofereço todo a vós! Em prova de minha devoção para convosco, vos consagro neste dia os meus olhos, meus ouvidos, minha boca, meu coração e inteiramente todo o meu ser. Porque assim sou vosso, ó incomparável Mãe, guardai-me e defendei-me como coisa e propriedade vossa. Amém.

 

A talha, um símbolo da colaboração humana e da ação de Nossa Senhora

Em muitos Santuários de Schoenstatt encontramos uma talha, papéis e canetas. É um convite a escrever num papel algo que fizemos em Aliança de Amor com Maria, ou alguma intenção e pedido que tenhamos.

Com este gesto a Aliança de Amor se torna muito concreta:

  • a confiança na ação de Nossa Senhora a partir de seu Santuário;
  • a experiência de que TUDO o que lhe presenteio é importante;
  • a unidade com muitas outras pessoas que também oferecem suas contribuições ao Capital de graças e a unidade de uns com os outros em profunda solidariedade. 

No milagre das Bodas de Caná – onde há a transformação da água em vinho – podemos ver como cada pequena oferta da nossa parte ajuda na transformação da “água em vinho”. O simples fato de ofertarmos algo é um ato de grande valor.
Cada dia 18 é dia da Aliança de Amor. E em muitos Santuários, no mundo inteiro, se queimam neste dia as contribuições ao Capital de graças como oferta ao Senhor.

 

O livro da Aliança – certificado de um novo início

Quem selou sua aliança de Amor começa a fazer parte da Familia internacional de Schoenstatt. Uma aliança pode realizar-se de forma anônima. Somente a pessoa e a Mãe de Deus sabem desta aliança. Porém, se desejar, seu nome e a data de sua Aliança de Amor podem ficar registrados em um livro da Alianç. O Pe. Kentenich mesmo assinou certa vez um livro da aliança como testemunho de sua Aliança de Amor.
O livro da Aliança atesta que pessoas de todas as raças e gerações estão conectadas a nivel mundial através de seu amor a Maria e se comprometeram a renovar o mundo através do amor.

O livro da aliança está na igreja dos peregrinos e nos dias 18 de cada mês é levado solenemente em procissão ao Santuário Original.

Quem selou sua aliança de Amor e quer deijar seu nome registrado no Livro da aliança, pode entrar em contato com a Central internacional dos Peregrinos oum preencher o seguinte formulário: clicke aqui

 

Pilgerzentrale Schoenstatt (Central internacional de Peregrinos)
Am Marienberg 1
56179 Vallendar

Tel: (049) 0261 - 96 26 4-0
Fax: 0261 - 96 26 4-19

E-Mail: port@schoenstatt-info.org

E-Mail: kontakt@schoenstatt-info.de

 

 

Aktuelles: